Home » Cartão De Crédito » Cartões clonados cuidados que se deve tomar

Cartões clonados cuidados que se deve tomar

28 de setembro de 2021

Cartões clonados: o que fazer e como evitar

Você já recebeu um lembrete para uma compra que não fez? Provavelmente, essa notificação pode significar que seu cartão tenha sido clonado, e este golpe é mais comum do que você imagina.

É fato que a cada seis brasileiros pelo menos um já teve seu cartão clonado. Além disso, 73% dos pesquisados disseram ter medo de fazer compras on-line por causa de fraudes.

Se você for cuidadoso e prudente, poderá evitar este problema tanto nas compras físicas como nas virtuais.

Clonagem de cartões de crédito: como funciona

A clonagem de cartões fraudulentos ocorre quando um criminoso tem acesso aos detalhes de seu cartão, tais como nome, número, data de expiração e código de segurança.

Se eles tiverem essas informações, podem, por exemplo, clonar seu cartão e fazer transações on-line.

Métodos básicos de clonagem:

  • Ataques de Phishing
  • Compartilhamento de imagens de cartões em redes sociais e aplicações de mensagens.
  • Cartões de registro em sites e apps irreais.
  • Fotografando o cartão de forma invisível.

Você também pode ter seu cartão clonado de outras formas, por exemplo, compartilhando suas informações em redes sociais e aplicativos de mensagens.

É muito perigoso enviar informações sobre seu cartão, especialmente fotos da frente e do verso do cartão, que é onde tem todas as informações que o golpista precisa.

Não importa o quanto você confie na pessoa do outro lado, a questão não é essa, o real perigo são os hackers que podem acessar seu telefone e obter fotos, então evite isso.

Passar cartões em aplicativos móveis também é uma forma de coletar informações das vítimas, especialmente se o aplicativo não for autêntico ou não tiver uma boa avaliação.

Isto pode acontecer, por exemplo, em alguns jogos mobile projetados para este fim, roubar seus dados.

No caso de compras em locais físicos, um fraudador pode fingir que digitou o valor e te passar a maquineta para inserir a senha, se o comprador for descuidado, digita a senha no local do valor. A pessoa então devolve o dispositivo com a senha digitada e o cartão pode ser clonado. Isto lhes dará todas as informações de que precisam, números datas e senhas.

Se você estiver distraído ou não prestar atenção, há uma boa chance de que seu cartão possa ser clonado sem que você o saiba. Com uma foto da frente e do verso do cartão, um criminoso pode facilmente fazer uma compra on-line, já que compras online não requerem senha.

O que fazer se seu cartão tiver sido clonado?

Quando você recebe uma notificação de uma compra não autorizada ou encontra uma transação em sua declaração ou conta que não reconhece, o mais importante é manter a calma.

O problema é fácil de resolver, portanto, se você não sabe o que fazer caso seu cartão de crédito seja clonado, aqui estão algumas medidas que você pode tomar e deve tomar de imediato:

Bloqueie o cartão imediatamente ligando para sua operadora ou através dos apps, assim você impede que sejam feitas mais compras com ele.

A seguir, descubra exatamente quais transações você não fez, confira isso através do extrato ou fatura. Se você reconhecer a loja, contate-os primeiro, veja o que descobre. Ou então já entre em contato diretamente com o banco.

Ao entrar em contato com o banco, diga que seu cartão foi clonado e que na fatura tem compras não autorizadas, que não foram feitas por você.

O banco iniciará o processo de reembolso(estorno) do valor contestado e lhe enviará um novo cartão.

Cartões clonados

Cuidados que se deve tomar com Cartões clonados

Se desejar, especialmente no caso de compras físicas, você também pode apresentar um relatório policial ou boletim de ocorrência denunciando que seu cartão foi clonado, pois isso lhe facilitará o cancelamento das compras.

Em algumas cidades, você pode fazer um relatório policial online para obtê-lo rapidamente e ficar ainda mais protegido.

Como evitar que seu cartão seja clonado

Você pode se proteger contra fraudes com cartões clonados tomando algumas precauções básicas em sua vida diária.

A primeira é utilizar apenas o cartão virtual para compras on-line em sites e aplicativos. Esse cartão é vinculado à mesma conta do cartão físico, mas com um número e uma data de validade diferentes.

Dessa forma você diminui as chances de clonagem, pois isto mantém seus dados seguros e evita a dor de cabeça maior de um golpe.

Você sabia que a abertura de uma conta em determinados bancos Virtuais cria automaticamente um cartão virtual?

Outra dica é prestar atenção aos links em e-mails e mensagens de texto. Não importa quão boa seja a campanha, não se deve clicar em algo que não se reconhece. Procure sempre na Internet e procure por ofertas diretamente no site oficial da empresa não em sites aleatórios.

Se você estiver comprando pela primeira vez em um site ou aplicativo que não esteja familiarizado, verifique a reputação da marca em sites de comparação como o Reclame Aqui, que se mostra confiável e imparcial, analisando de fato se as empresas são confiáveis ou não.

Também é útil ter um software antivírus em seu computador e telefone celular para alertá-lo sobre atividades suspeitas, por exemplo, se você receber uma conexão falsa ou se alguém tentar invadir seu dispositivo.

Preste especial atenção aos links que você recebe em e-mails e mensagens de texto. Não importa quão boa seja a campanha, você não deve clicar em links desconhecidos.

Também é importante nunca dar detalhes de seu cartão por mensagem de texto ou por telefone, mesmo se você souber quem está do outro lado. Esta informação é muito sensível e não é segura para ser enviada a ninguém.

Ao fazer uma compra pessoalmente, nunca tire os olhos do seu cartão, não deixe ninguém levar ele para canto nenhum sem que você esteja vendo.

Verifique o que você vê na tela antes de digitar sua senha para evitar o risco de que esta informação seja revelada.

Verifique também seu extrato bancário e conta de cartão de crédito regularmente.

Desta forma, no caso de uma compra não autorizada, você pode descobrir rapidamente que seu cartão foi clonado e tomar as medidas apropriadas.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças