Além daqueles para pessoas físicas, todos os principais emissores fornecem cartões de crédito corporativos para empresas de todos os tamanhos, freelancers e trabalhadores autônomos.
Comparados com os cartões pessoais , os cartões de visita trazem consigo várias vantagens adicionais, antes de mais nada a dedutibilidade da anuidade . Isso é muito importante, especialmente se vários cartões adicionais forem usados na empresa.
Os cartões corporativos também permitem prazos mais longos para o débito de reembolsos, que podem ser de até 2 meses.
Os programas de pontos ou cashback oferecidos pela empresa emissora também são importantes, uma vez que os gastos de uma empresa geralmente são elevados e permitem que os benefícios disponíveis sejam alcançados em um curto espaço de tempo. A este respeito, importa referir que os cartões adicionais contribuem para o acúmulo de pontos ou cashback do cartão principal.
Na Itália é possível solicitar os cartões de crédito MasterCard, Visa, American Express e Diners. Existem dois canais de distribuição: bancos emissores e empresas financeiras (também conhecidas como emissores ).
Podemos entrar em contato com o banco onde temos conta à ordem.
Saiba tudo sobre cartões de crédito corporativos (Foto Divulgação)
As instituições bancárias emitem principalmente cartões MasterCard e Visa, mas frequentemente também são afiliadas aos circuitos American Express e Diners Club.
A solicitação pode ser feita na agência ou online, acessando a área pessoal do site do banco. O procedimento é rápido, pois a instituição já possui os documentos necessários e está ciente da situação financeira do titular da conta, porém em algumas circunstâncias pode ser necessária a realização de investigações adicionais.
Depois de fazer o pedido, demorará alguns dias a receber o resultado.
Note que, se emitido por um banco, o encerramento da conta à ordem na mesma instituição implica a rescisão automática do contrato do cartão de crédito. Caso opte por este canal, é melhor escolher o seu banco principal ou de confiança.
Algumas empresas permitem o envio direto do pedido, dispensando a intermediação de instituições bancárias. Na Itália existem essencialmente duas empresas que aceitam pedidos diretos: American Express e Diners Club.
Para solicitar os cartões dos referidos emitentes, é necessário visitar os respectivos sites e preencher um formulário com os dados pessoais e o IBAN correspondente à conta à ordem em que se efectuam todos os meses a cobrança pelo reembolso das importâncias.
Os reembolsos à instituição emissora ocorrem automaticamente por débito direto em conta corrente ou SDD ( Débito Direto SEPA ).
O titular do cartão autoriza o emissor a sacar o valor correspondente às despesas realizadas a cada mês (acrescido de eventuais encargos como imposto de selo e juros do parcelamento).
Caso a conta não tenha valor suficiente para o reembolso, o emissor tem o direito de aplicar multas e juros pelo atraso ou não pagamento.
Também é necessário especificar algumas informações, como a Receita Anual Bruta (RAL) e a profissão.
Antes de decidir sobre o desfecho do pedido, as empresas realizam investigações para verificar a solidez financeira do requerente. Durante esta fase, pode ser necessário o envio de documentos que certifiquem o que foi declarado (por exemplo, o último modelo de declaração de imposto, recibo de vencimento, etc.)