Home » Aposentados » Cinco lições para se aposentar aos 30-40 anos

Cinco lições para se aposentar aos 30-40 anos

25 de maio de 2021 Cinco lições para se aposentar aos 30-40 anos

Cinco lições para se aposentar aos 30-40 anos.

Fazer sacrifícios quando jovem para poder embarcar em jornadas e aventuras épicas em completa liberdade antes da meia-idade. É o segredo da independência financeira, que permite que você se aposente na casa dos trinta . Parece uma utopia e, em vez disso, muitas pessoas conseguiram.

É levado a pensar que quem é financeiramente independente aos 40 anos se diverte muito vivendo loucas aventuras pelo mundo, livre de maus pensamentos e preocupações. Na verdade, para quem quer se aposentar mais cedo, há cinco lições fundamentais a aprender , para não ter que se arrepender das escolhas feitas.

Cinco lições para se aposentar

Fique por dentro Cinco lições para se aposentar (Foto Divulgação)

As Cinco lições para se aposentar de vida vêm diretamente daqueles que as conseguiram, embora com alguns arrependimentos .

1. Lembre-se de se divertir: “a felicidade vem de dentro”

Não é fácil se aposentar mais cedo, é claro. Você tem que reduzir drasticamente suas despesas , ter uma taxa de poupança muito superior à média e adivinhar o plano de investimento. As estratégias de gerenciamento de dinheiro , então, não são a única coisa que importa.

“Lamento que estava muito focado em cumprir minha meta financeira a tempo”, disse Carl Jensen , fundador do blog 1500Days.com, de acordo com o site Nerd Wallet . Em 2017, aos 43 anos, aposentou-se precocemente – com filhos dependentes. “Quando eu era mais jovem, decidi acumular riqueza para minha aposentadoria precoce”, diz Jensen, que muitas vezes trabalhava 80 horas por semana e fazia grandes sacrifícios.

“Meus 30 anos são como um ponto borrado. Achava que a reforma antecipada tinha sanado todos os meus problemas mas não foi assim ”. “Demorou muito para entender que a felicidade vem de dentro .” Embora seja inegável que a independência financeira melhorou a minha vida e nunca mais vou voltar a trabalhar, a liberdade não melhorou o meu nível de felicidade ”.

Se você faz muitos sacrifícios e começa a fazê-los cedo em uma época notoriamente despreocupada, onde os outros ainda tendem a se divertir, a sugestão é “encontrar valor e aprender lições no presente, onde quer que você esteja na jornada”. Tanja Hester, que se aposentou aos 38 anos, também teve uma experiência semelhante.

“Quando começamos a economizar seriamente, fiquei um pouco obcecado demais com cupons de poupança e descontos”, diz Hester, autora de “Trabalho opcional: aposentar-se do jeito que não é penny-pinching”. “Eu estava economizando muito dinheiro nas compras de supermercado , mas demorava muito e era um negócio tão chato!”

2. Comece a economizar e investir muito cedo

Economizar e investir não é uma atividade da noite para o dia e vale a pena começar cedo. Akaisha e Billy Kaderli, que agora moram em Chapala, no México, se aposentaram aos 38 anos. Isso foi há vinte e oito anos. Se eles tivessem que começar de novo, no entanto, eles dizem que teriam começado a economizar mais cedo.

“Nenhum de nós veio de famílias com educação financeira mínima”, dizem eles. “Começamos a economizar muito e a investir quando já tínhamos 30 anos”, diz Akaisha Kaderli, que junto com seu marido é uma das autoras de “ RetireEarlyLifestyle.com “.

Se soubessem o que poderia ser alcançado com a independência financeira, teriam começado a investir mais cedo , pois “o patrimônio acumulado seria ainda maior”.

3. Não deixe que os pessimistas o rebaixem

Quando os Kaderli se aposentaram em 1991, a ideia de deixar seus empregos aos 30 anos era uma quimera, uma raridade. Muitos de seus familiares e membros de seu círculo de amigos discordaram. Olhando para trás hoje, Akaisha tem alguns arrependimentos e aconselha aqueles que se encontram na mesma situação para não serem influenciados pelos julgamentos dos outros .

“Foi a parte mais difícil: fazer essa jornada sozinho sem a bênção deles. Seguimos nosso próprio caminho mesmo assim e hoje, quase 30 anos depois, vemos que esses amigos continuam trabalhando ”, em busca de uma forma de um dia ter uma aposentadoria decente .

Ainda hoje existem muitas pessoas que são contra a ideia da reforma antecipada e a ideia de alcançar a independência financeira antes da meia-idade. A sugestão é não dar ouvidos a eles. Para não se endividar e começar a investir o mais rápido possível. É possível se aposentar mais cedo , mesmo que não seja fácil. Nem todos devem fazer muitos sacrifícios quando jovens.

4. Reserve um tempo agora para descobrir o que você fará a seguir

Mudar do trabalho diário (50-80 horas por semana no caso de jovens aposentados) para uma vida sem emprego é uma boa mudança de estilo de vida . Às vezes, você está tão despreparado e nervoso com a ideia que tende a se manter ocupado apenas para ter um negócio estável.

Pete Adeney , autor do blog Mr. Money Mustache, diz que seu maior arrependimento foi mergulhar em um novo negócio imobiliário estressante e ambicioso imediatamente após a aposentadoria aos 30 anos, em vez de aproveitar mais a vida.

“Achei que seria um passatempo dos sonhos e que não pareceria um emprego de verdade, mas na realidade, além de ter problemas com o parceiro de negócios, ele teve que lidar com a quebra do mercado imobiliário de 2007.” Tive que alugar uma casa por vários anos antes de poder vendê-la “. “Perdi anos e dinheiro, além de um amigo de longa data”.

Mas, ao mesmo tempo, Adeney aprendeu uma lição importante: valorizar a vida após a aposentadoria e saber planejar a tempo os hobbies e interesses que deseja desenvolver. Jillian Johnsrud, que se tornou financeiramente independente aos 32 anos em 2015, lamenta o mesmo. Sua sugestão é ” estruturar seu dia no tempo “.

Cinco lições para se aposentar

Cinco lições para se aposentar (Foto Divulgação)

O autor do blog MontanaMoneyAdventures.com diz que “ninguém se sente bem depois de assistir a programas no Netflix por 12 horas seguidas, especialmente se for o quinto dia consecutivo.” Não houve muitos sacrifícios por isso. Seu arrependimento é que ele não sabia como mergulhar em projetos de voluntariado envolventes antes. “Tive que começar do zero”. Agora ela e o marido têm os dias ocupados: “Demorei alguns anos para entender exatamente como seria minha vida depois da aposentadoria.

5. Discuta como conseguir independência financeira

Portanto, não seja tímido. Converse com amigos, entes queridos e parentes sobre seu plano de independência financeira (FIRE) . Não será tempo perdido.

“Eu gostaria que pudéssemos ter passado mais tempo conversando como um casal sobre como queríamos planejar nossa independência financeira”, observa Johnsrud no Nerd Wallet . “Este ano planejamos tudo bem, mas não pensamos o suficiente no estilo de vida necessário para alcançar a independência financeira. O que fizemos foi antes tentar poupar e investir como um obcecado ”, sem dar atenção ao resto.

O conselho é antes confrontar o maior número possível de pessoas em possíveis projetos de independência financeira. “Lamento não ter discutido mais o assunto com meus amigos, ao invés de apenas mencioná-lo.” “Seria ótimo se todos os meus amigos mais próximos também fossem financeiramente independentes. Agora eles poderiam se juntar a nós em viagens épicas ao redor do mundo! 

O que todas essas histórias nos ensinam é que planejar seu futuro financeiro é tão importante quanto aproveitar a vida . O truque – e a parte mais difícil – é encontrar o equilíbrio certo.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças