Home » FGTS » Como faço para obter o abono salarial do PIS?

Como faço para obter o abono salarial do PIS?

17 de dezembro de 2021

Como faço para obter o abono salarial do PIS? Hoje vamos as novas regras para quem tem direito ao Pis. Fique ligado você pode ter uma bolada.

Muitas pessoas têm direito ao abono salarial, mas não sabem e no final não recebem um bom dinheiro que pode ajudar muito nas despesas. É um benefício que o governo federal concede a alguns trabalhadores.

Valor que pode chegar a um salário mínimo e é pago para quem cumpre determinados requisitos. O abono salarial é pago automaticamente aos empregados do setor privado e de empresas públicas que receberam em média até dois salários mínimos nos últimos 12 meses.

A data de pagamento varia de acordo com o mês de nascimento do funcionário. Uma decisão publicada em 2019 estipulava que os trabalhadores que não retirassem o subsídio de salário teriam até cinco anos para o fazer. Se você é novo e não viu esse benefício, ainda há tempo.

Você gostaria de saber mais sobre os requisitos de retirada e como proceder?

Quem pode sacar o bônus?

O abono é concedido a empregados de empresas privadas cadastradas no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos ou a empregados de empresas públicas cadastradas no Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP), também por pelo menos cinco anos, que cumpram os seguintes requisitos:

• Ter ou não ter trabalhado para pessoa jurídica há pelo menos 30 dias corridos, no ano base que foi considerado para o cálculo do abono;que recebia em média até dois salários mínimos no ano base considerado para o cálculo do abono; e

Que os dados foram corretamente comunicados pelo empregador no relatório de informações sociais (Rais ou E-social).

Quem não tem direito ao abono salarial do PIS?

Trabalhadores domésticos, trabalhadores agrícolas empregados por um indivíduo, trabalhadores urbanos empregados por um indivíduo e trabalhadores empregados por um indivíduo não têm direito ao abono.

O valor é calculado a partir do salário mínimo e da quantidade de meses trabalhados com carteira de trabalho assinada. O trabalhador que trabalhou mais tempo tem direito a um valor superior.

Como retirar o abono salarial

Para quem está cadastrado no PIS, o saldo pode ser consultado na Caixa Econômica Federal. Para receber o valor, o cidadão pode dirigir-se a uma agência da Caixa com documento de identidade oficial com foto e CPF.

Nas loterias da Caixa ou correspondentes bancários, é necessário ter um cartão de cidadão. Quem não tem conta pode sacar o saldo dos correspondentes bancários.

Para os cadastrados no PASEP, o saldo pode ser conferido no site do Banco do Brasil ou pelo telefone 4004-0001, 0800 729 0001 ou 158 podem ser consultados para receber o valor, os cidadãos podem ir para Agência do Banco do Brasil com documento de identidade oficial com foto e CPF.

Titulares de contas de outras instituições financeiras podem enviar TED para sua conta própria, através de caixas eletrônicos. Quem não tem conta pode sacar o subsídio salarial dos correspondentes bancários.

O subsídio salarial 2021 será pago no próximo ano

Quem conhece este direito e já aguardou o adiantamento terá que esperar até o próximo ano para receber o benefício a obter.

O pagamento do benefício deve começar neste mês de julho para os brasileiros com carteira assinada em 2020. Milhões de pessoas até esperavam receber os valores com antecedência, mas não aconteceu.

Segundo o Ministério da Economia, os pagamentos para o atual 2020 começam a partir de janeiro de 2022 e já estão caindo para todos os grupos com o novo valor do salário mínimo nacional de janeiro a ser apurado.

 

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças