Home » Aposentados » Como se aposentar 5 anos antes

Como se aposentar 5 anos antes

23 de maio de 2021

Como se aposentar 5 anos antes contrato de expansão, adicional de horas extras, cota 100: quem pode deixar o trabalho com 5 anos de antecedência.

 

A lei de reforma da previdência Fornero  , em “combinação” com aumentos periódicos baseados na esperança média de vida , tornou significativamente mais rígidos os requisitos para o abandono do trabalho: até à data, a pensão normal de velhice é obtida com 67 anos de idade e 20 anos de contribuições, enquanto 42 anos e 10 meses de contribuições são necessários (um ano a menos para mulheres) para obter aposentadoria antecipada.

Felizmente, no entanto, existem atualmente algumas medidas que permitem que você se aposente com bastante antecedência, mesmo 5 anos, em comparação com os requisitos normais: como se aposentar 5 anos antes ? A saída do trabalho cinco anos mais cedo pode ser obtida tanto por meio de instrumentos de aposentadoria antecipada, como o contrato de expansão e o abono extraordinário, quanto por meio de medidas previdenciárias experimentais, como 100, ou reservadas para categorias particulares, como a antiguidade para trabalhadores pesados ​​ou noturnos empregos.

 

Sem esquecer, então, as medidas que permitem um adiantamento ainda superior a 5 anos, como a opção mulher, uma pensão antecipada reservada apenas para as trabalhadoras, ou como a isopensão, um subsídio de acompanhamento por velhice ou reforma antecipada, que permite que você deixe o trabalho até 7 anos antes.

Portanto, vamos resumir brevemente como essas medidas antecipam o trabalho de aposentadoria e quais são os requisitos necessários para se beneficiar delas.

Aposentou-se 5 anos antes com um contrato de expansão

Como se aposentar 5 anos antes

Como se aposentar 5 anos antes (Foto Divulgação)

O decreto de crescimento introduziu, a título experimental para os anos 2019-2020, o contrato de expansão, uma nova rede de segurança social para grandes empresas que pretendem iniciar processos de reindustrialização e reorganização visando o progresso e o desenvolvimento tecnológico.

A Lei Orçamentária de 2021 estendeu esta medida e estendeu-a a empresas de menor porte (com quadro de pelo menos 500 funcionários, sendo 250 em hipóteses específicas).

Basicamente, o contrato de expansão visa facilitar a renovação de empresas, através da aquisição de novas competências, da requalificação do pessoal existente e da saída antecipada de trabalhadores em fase de reforma ai consegue aposentar 5 anos antes.

Em pormenor, é possível acompanhar os trabalhadores mais velhos até à reforma através de um slide de pensões , que consiste num subsídio mensal proporcional à pensão bruta acumulada pelo trabalhador no momento da cessação da relação laboral, com base nas disposições em vigor em cada uma das formas de segurança social.

Os funcionários que são beneficiários do subsídio são despedidos com não mais de 5 anos restantes :

  • a partir do vencimento da obrigação de contribuição para a aposentadoria antecipada ordinária, ou seja, que tenham pelo menos 38 anos e 1 mês de contribuições se homens, 37 anos e um mês de contribuições se mulheres (como nos 5 anos, ou 60 meses de acompanhantes aposentadoria incluindo a janela de espera trimestral);
  • a partir do vencimento do requisito pessoal de pensão de velhice: os interessados ​​devem, portanto, ter pelo menos 62 anos de idade e 20 anos de contribuições.

 

O subsídio de pensão que acompanha também inclui o subsídio de desemprego Naspi , se devido. Além disso, se o trabalhador for acompanhado até à reforma antecipada, o empregador é obrigado a pagar a respetiva contribuição nocional, até ao vencimento do direito à pensão . A carga de contribuição é possivelmente reduzida com base nas contribuições devidas imputadas do Naspi.

Basicamente, enquanto o acompanhamento da pensão por velhice impõe apenas o ônus do abono igual à pensão sobre o empregador, o acompanhamento da pensão antecipada também exige o pagamento da contribuição faltante à obrigatoriedade.

Empregados que, ao longo de 5 anos, acumulem tratamentos previdenciários facilitados, como o dos trabalhadores com atividades extenuantes, a opção mulher ou, ainda, a aposentadoria antecipada Quota 100, ativa até 2021.

Aposentado 5 anos antes com cota 100

A cota de aposentadoria antecipada 100 , prevê a possibilidade de desligamento do trabalho com:

  • exigência de idade mínima de 62 anos ;
  • uma contribuição mínima de 38 anos (dos quais 35 líquidos de períodos de desemprego e doença não integrada, para os inscritos no seguro geral obrigatório do INPS e respectivos fundos de reposição).

 

Detalhe de Como se aposentar 5 anos antes,  pensão de 100 cotas  pode ser obtida com o acúmulo de contribuições, ou seja, somando os pagamentos creditados aos diferentes fundos, mas excluindo as contribuições creditadas aos fundos profissionais. Para a quota 100, os requisitos de idade e de contribuição não estão sujeitos a ajustamentos de esperança de vida, mas a pensão, por ser uma medida experimental, só pode ser alcançada por quem cumpra os requisitos até 31 de dezembro de 2021 (excluindo janelas).

Relativamente às janelas, importa sublinhar que se aplicam os períodos de carência à quota de pensões 100, as janelas, igual a 3 meses para a generalidade dos trabalhadores e 6 meses para os funcionários públicos.

Os beneficiários do não podem receber rendimentos do trabalho até à idade de reforma (67 anos de 2019 a 31 de dezembro de 2022); apenas os rendimentos provenientes da atividade por conta própria ocasional inferiores a 5 mil euros por ano podem ser combinados com o rendimento de reforma.

Os requisitos para a pensão de 100 cotas podem ser acumulados até 31 de dezembro de 2021: até o momento, nenhuma extensão está prevista.

Aposentado 5 anos antes com um subsídio extraordinário

Aos empregados de empresas que aderirem a fundos alternativos bilaterais e bilaterais, pode ser pago, desde que previsto nos acordos de constituição do fundo, um abono extraordinário de apoio à renda: o benefício é reconhecido, a exemplo dos planos de previdência, como contrato de expansão e isopensão, em os procedimentos para facilitar a dispensa de funcionários.

Trata-se, portanto, de um benefício obtido ao abrigo de acordos de saída voluntária de despedimentos : o subsídio extraordinário, em particular, pode ser reconhecido aos colaboradores que cumpram os requisitos de velhice ou reforma antecipada no prazo máximo de 5 anos. (O período de abandono pode variam com base nas disposições dos acordos constitutivos do fundo).

Aposentadoria 5 anos antes

Além das medidas listadas, existem inúmeras ferramentas que permitem que você se aposente com até 5 anos de antecedência :

  • reforma antecipada com opção de mulher , para a qual 58 anos de idade são suficientes (59 para trabalhadoras autônomas) e 35 anos de contribuição, se acumulados até 31 de dezembro de 2020 (porém é aplicável uma janela de 12 meses, 18 para trabalhadores autônomos);
  • a pensão para trabalhadores cansados ​​ou noturnos , que é obtida com um mínimo de 35 anos de contribuições e 61 anos e 7 meses de idade;
  • l ‘ isopensione , um instrumento de acompanhamento da placa que permite a saída com uma antecedência máxima de até sete anos.

 

Relacionados

1 comentário para “Como se aposentar 5 anos antes

  1. Pedroso • 28 de maio de 2021

    emerson costa pedroso

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças