O preço do gás de cozinha foi reajustado pela Petrobras no último final de semana. Os valores atualizados estão em vigor desde o último sábado, 9.
A justificativa da estatal refere-se à intenção de evitar gargalos de produtos. A variação reflete o aumento de 7,22% no gás de cozinha.
O preço médio passou de R $ 3,60 para R $ 3,86 por kg, o equivalente a R $ 50,15 em uma botija de 13 kg.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 3 e 9 de outubro, o preço do gás de cozinha já chega a R $ 135 em alguns locais.
O custo do gás de cozinha de R $ 135 fica na cidade de Sinop no Mato Grosso. calculado, no Centro-Oeste. Por outro lado, o valor mais barato em Saquarema, no Rio de Janeiro, foi de R $ 74,00, o que corresponde à média praticada em dezembro de 2020.
Diante do aumento significativo dos preços do gás de cozinha em todo o Brasil, diversas localidades passaram a oferecer o vale-gás. O serviço é um subsídio, cujo valor pode ser utilizado pelo estado ou município para a compra de uma botija de gás de 13 kg.
Inspirado em iniciativas regionais, o governo federal também se mobilizou para oferecer o vale gás em todo o país. O projeto de lei (PL) sobre o assunto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de setembro.
A proposta, do deputado Carlos Zarattini, visa subsidiar o custo do gás de cozinha (GLP). para famílias de baixa renda. Agora o texto segue para o Senado Federal. Se aprovado pela Câmara dos Representantes, será enviado para sancionar o Presidente.
O programa denominado Gás Social prevê o pagamento de no mínimo 50% do valor cobrado no recebimento. Vale ressaltar que, de acordo com a legislação, o pagamento de cada parcela não pode ultrapassar o prazo de 60 dias. Pelo que sabemos, o benefício é voltado para aqueles que atendem a esses requisitos;
O preço do gás de cozinha teve novo aumento
Renda per capita mensal atual de até meio salário mínimo, 550 R $;
Pertencente a membros da família que recebem Benefício em dinheiro contínuo (BPC).
A Petrobras também anunciou que vai investir R $ 300 milhões em um programa social que vai pagar um vale-gás em todo o país. O objetivo é ajudar famílias de baixa renda a obter insumos essenciais durante o período de 15 meses.
Atualmente, a estatal ainda está em fase final de estudo para definir todos os critérios que serão aplicados no programa, como a seleção dos beneficiários, a forma de pagamento e o valor a ser pago.
A oferta do programa tem como objetivo promover a imersão nas questões sociais que a empresa já pratica nos mais diversos setores. Portanto, a Petrobras assumiu que estava em busca de parcerias para ampliar ao máximo a Gastal e oferecer aos futuros beneficiários um benefício sustentável e benéfico.
Adicionalmente estados como Pará, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Distrito Federal também oferecem assistência para cobrir todo ou parte do custo do gás de cozinha. Os valores são variáveis, assim como as taxas. Mas geralmente são cerca de R $ 100.