As mulheres podem não conseguir se aposentar por idade em 2022. Hoje vamos mostra detalhes sobre essa questão muito importante
Os segurados que estão prestes a se aposentar em 2022 precisam estar atentos, principalmente às mulheres , no que diz respeito ao novo regulamento transitório da reforma previdenciária, que altera anualmente a concessão de benefícios.
Aposentadoria por idade
Com a regulamentação de transição da aposentadoria por idade, as mulheres têm mais seis meses por ano, até atingir a idade mínima de 62 anos em 2023.
Quando a reforma da Previdência entrou em vigor em 2019, a idade era de 60 anos, mas em janeiro de 2020 eram 60 anos e seis meses.
Em janeiro de 2021, a idade mínima de aposentadoria para mulheres foi aumentada para 61 anos. Agora, em 2022, a idade mínima é de 61 anos e meio.
Requisitos para aposentadoria
A grande questão quanto a aposentadoria das mulheres este ano, diz respeito ao mês em que a mesma estará em busca da concessão do benefício.
Mulheres podem não conseguir se aposentar
Isso porque, como o requisito atual é de 61 anos e seis meses. As aniversariantes de janeiro, por exemplo, só poderão se aposentar em julho tendo em vista a regra de adicionar mais seis meses para 2022.
Assim sendo, somente as mulheres que fazem 61 anos em 2022 aniversariantes dos seguintes meses vão poder solicitar o benefício este ano:
Para os segurados aniversariantes dos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro que completarem 61 anos de idade neste ano, só poderão se aposentar em 2023 devido à idade mínima.
Para 2023, porém, a exigência deixa de ser 61 anos e seis meses, 62 anos, ou seja, filhos aniversariantes após julho, só podem ser a partir dos 62 anos apresentar pedido de pensão.