Home » Aposentados » Detalhe que mulheres podem não conseguir se aposentar por idade em 2022

Detalhe que mulheres podem não conseguir se aposentar por idade em 2022

10 de janeiro de 2022

As mulheres podem não conseguir se aposentar por idade em 2022. Hoje vamos mostra detalhes sobre essa questão muito importante

Os segurados que estão prestes a se aposentar em 2022 precisam estar atentos, principalmente às mulheres , no que diz respeito ao novo regulamento transitório da reforma previdenciária, que altera anualmente a concessão de benefícios.

Aposentadoria por idade

Com a regulamentação de transição da aposentadoria por idade, as mulheres têm mais seis meses por ano, até atingir a idade mínima de 62 anos em 2023.

Quando a reforma da Previdência entrou em vigor em 2019, a idade era de 60 anos, mas em janeiro de 2020 eram 60 anos e seis meses.

Em janeiro de 2021, a idade mínima de aposentadoria para mulheres foi aumentada para 61 anos. Agora, em 2022, a idade mínima é de 61 anos e meio.

Requisitos para aposentadoria

A grande questão quanto a aposentadoria das mulheres este ano, diz respeito ao mês em que a mesma estará em busca da concessão do benefício.

mulheres podem não conseguir se aposentar

Mulheres podem não conseguir se aposentar

Isso porque, como o requisito atual é de 61 anos e seis meses. As aniversariantes de janeiro, por exemplo, só poderão se aposentar em julho tendo em vista a regra de adicionar mais seis meses para 2022.

Assim sendo, somente as mulheres que fazem 61 anos em 2022 aniversariantes dos seguintes meses vão poder solicitar o benefício este ano:

  • Aniversariante em janeiro: pode requerer pensão em julho;
  • aniversariante em fevereiro: pode solicitar uma pensão em agosto;
  • aniversário em março: pode solicitar uma pensão em setembro;
  • aniversário em abril: pode solicitar uma pensão em agosto em outubro;
  • Aniversariante em Maio: Possibilidade de pedido de pensão em Novembro;
  • Aniversariante em Junho: Possibilidade de pedido de pensão em Dezembro.

Para os segurados aniversariantes dos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro que completarem 61 anos de idade neste ano, só poderão se aposentar em 2023 devido à idade mínima.

Para 2023, porém, a exigência deixa de ser 61 anos e seis meses, 62 anos, ou seja, filhos aniversariantes após julho, só podem ser a partir dos 62 anos apresentar pedido de pensão.

Sobre Autor

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças