Home » Cartão De Crédito » Fique ligado em nossa dica comprar com segurança on-line com um cartão de crédito

Fique ligado em nossa dica comprar com segurança on-line com um cartão de crédito

29 de setembro de 2021

Como comprar com segurança on-line com um cartão de crédito

Você sabe como comprar online com segurança através do cartão de crédito, ou está correndo riscos desnecessários?

Afinal, não há nada mais conveniente do que digitar alguns números, uma data de validade e um código de segurança e pagar por qualquer produto ou serviço on-line em questão de segundos.

Não é à toa que os cartões de crédito são a forma de pagamento mais comum entre os brasileiros que fazem compras on-line.

Ao mesmo tempo, o Brasil também lidera o mundo em violações de dados de cartões, com 45,4% dos casos.

Descubra como você pode se proteger e se beneficiar dos cartões de crédito.

Como fazer compras on-line com cartão de crédito: veja 10 dicas de segurança

Saber fazer compras on-line com segurança com um cartão de crédito é uma lição importante na vida do consumidor.

Confira nossas dicas de segurança para que você possa aproveitar as ofertas on-line sem medo:

  1. Usar sempre o mesmo cartão de crédito
  2. Incluir notificações de cartão.
  3. Use apenas um computador ou smartphone/tabela.
  4. Comprar somente em lojas de confiança
  5. Avalie se o site é seguro.
  6. Proteja seus dispositivos
  7. Não salve os detalhes do seu cartão de crédito.
  8. Nunca compartilhe os detalhes de seu cartão com terceiros.
  9. Usar intermediários de pagamento
  10. Use um cartão virtual

1. usar sempre o mesmo cartão de crédito

Uma importante medida de segurança ao fazer compras on-line é usar sempre o mesmo cartão de crédito.

Ao utilizar apenas um cartão, só ele está correndo risco e dessa forma não precisa se preocupar com vários cartões ao mesmo tempo.

Além disso, mesmo com medidas preventivas, será muito mais fácil entrar em contato com o operador e resolver o problema com um único cartão se você estiver exposto a fraudes como a clonagem.

2. Ativação das notificações do cartão

A maioria dos cartões de crédito modernos já tem notificações de compra ativadas, mas vale a pena verificar se a função está ativada no site ou no App da conta.

Desta forma, você sempre receberá uma notificação, e-mail e/ou mensagem de texto quando fizer uma nova compra (online ou em uma loja física).

Esta característica simples permite que você aja rapidamente se não reconhecer uma compra com cartão de crédito.

Se isto acontecer, você deve imediatamente solicitar um adiamento e entrar em contato com o operador para informar a compra.

Em alguns casos, o sistema de prevenção de fraude com cartão reconhece uma compra como suspeita com base em seus hábitos e a bloqueia automaticamente como medida preventiva.

3. Use apenas um computador ou smartphone.

Para fazer compras on-line com cartão de crédito da forma mais segura possível, evite usar computadores e smartphones ou tablets de terceiros.

Uma supervisão pode levar a que os dados de login de outra pessoa sejam armazenados em seu dispositivo, e você nunca sabe se seu sistema está protegido por software antivírus.

Portanto, é melhor usar somente seu próprio dispositivo para compras on-line.

4. Comprar somente em lojas de confiança

Outra precaução importante é usar seu cartão de crédito somente para fazer compras em lojas on-line confiáveis.

Esta pode ser uma loja online conhecida, um aplicativo que você já usa ou uma loja com boas críticas na internet em geral.

Confira as revisões e familiarize-se com a reputação da empresa antes de fazer uma compra.

5. Avaliar se o site é seguro.

Quando você quiser fazer uma compra on-line com cartão de crédito em um site ou aplicativo, procure primeiro o protocolo “https” ou um ícone de cadeado na barra de endereços.

Este é um sinal oficial de que o site possui um certificado Secure Sockets Layer (SSL), que protege seus dados criptografando-os e impedindo que sua transação seja interceptada.

Hoje, a maioria dos navegadores avisa ao usuário se um site tem um certificado inválido e não é seguro se as configurações de segurança estiverem ativadas.

Entretanto, é importante ficar de olho no certificado e estar ciente de quaisquer irregularidades, pois os criminosos sempre usam sites falsos para coletar detalhes de cartões em fraudes de phishing e espionagem.

6. Proteja seus dispositivos

Os computadores e smartphones que você usa para comprar on-line com cartão de crédito devem estar sempre protegidos por um bom antivírus.

O mais importante, ter um firewall e um software antivírus que pode combater ameaças online comuns, tais como malware, spyware e ransomware.

Tome medidas de segurança em seu smartphone, tais como não bloquear o dispositivo e usar uma senha forte para acessá-lo.

7. Não salve os detalhes do seu cartão de crédito.

Várias lojas on-line oferecem a opção de guardar os detalhes de seu cartão de crédito para compras futuras, para que você não tenha que entrar nelas toda vez que voltar à loja on-line.

Embora este recurso seja muito conveniente, os especialistas em segurança da informação não o recomendam.

Mesmo que a loja seja bem conhecida e confiável, um ataque de hacker pode comprometer seus dados e, por exemplo, colocar seu cartão nas mãos de criminosos cibernéticos.

Portanto, é melhor perder um pouco do tempo e digitar os detalhes de seu cartão para cada compra do que correr um risco.

A única exceção é para serviços de pagamento periódicos, onde você precisa salvar seu cartão de crédito para iniciar pagamentos mensais.

8. Nunca compartilhe os detalhes de seu cartão com terceiros.

Você pode, nesse momento, estar pensando: “Claro que não vou passar os dados do meu cartão para outra pessoa”.

Mas não são apenas estranhos: você corre o risco de dar detalhes de seu cartão à família e amigos próximos pela Internet, mesmo se confiar completamente na pessoa.

Por exemplo, se você enviar os detalhes de seu cartão via WhatsApp e a conta da pessoa for clonada, um criminoso poderá usar seu cartão para fazer compras em seu nome.

Também é importante não guardar os detalhes de seu cartão de crédito em arquivos em seu computador.

9. Uso de intermediários de pagamento

Uma maneira de evitar expor os detalhes de seu cartão de crédito na Internet é usar intermediários de pagamento.

Um exemplo são as carteiras digitais. Estes serviços permitem que você faça compras on-line com seu cartão de crédito sem que a loja on-line tenha acesso aos seus dados financeiros.

10. Use um cartão virtual

Alguns bancos e empresas de tecnologia financeira oferecem cartões virtuais exclusivamente para compras on-line para facilitar sua vida.

Um cartão virtual é um cartão que não existe fisicamente, mas funciona da mesma forma que um cartão normal. Esta é uma das melhores maneiras de proteger seu cartão físico e desfrutar de todos os benefícios do comércio eletrônico sem medo.

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças