Home » Empréstimos » INSS: Empréstimo de salário novamente tem limite de 35%

INSS: Empréstimo de salário novamente tem limite de 35%

7 de janeiro de 2022

INSS: Empréstimo de salário novamente tem limite de 35% do benefício para aposentando e pensionistas. Saiba mais sobre novas regras.

O empréstimo de salário tinha um limite até o ano passado que foi aumentado para 40%. A medida foi uma forma de facilitar o acesso ao empréstimo por aposentados e pensionistas do INSS.

Em abril de 2020, entrou em vigor a medida provisória que aumentou o limite do empréstimo salarial para 40%, facilitando o acesso dos segurados do INSS ao crédito durante a pandemia do novo coronavírus.

Esta extensão terminou em 30 de dezembro de 2021, último dia útil do ano. Dessa forma, o limite do empréstimo dedutível foi redefinido para 35%.

O empréstimo com franquia é a modalidade que você está solicitando e o valor do parcelamento é cobrado diretamente na folha de pagamento. Esse desconto é concedido sobre o salário ou aposentadoria. Assim, esse tipo de empréstimo pessoal possui as menores taxas de juros do mercado.

O limite do empréstimo de salário é baseado no valor do salário mensal. A partir de 1º de janeiro de 2022, o aposentado só pode contabilizar 35% da receita líquida do mês na folha de pagamento. Com 30% para o empréstimo pessoal e 5% para o salário cartão de crédito.

O número de prestações, que antes eram em 84 meses (7 anos), foi reduzido para 72 meses (6 anos). A regulamentação que reduzia para 30 dias o prazo para a solicitação de um novo empréstimo de salário para aposentados deixou de ser aplicável. Desde este ano, o tempo de funcionamento é de 90 dias.A taxa de juros aumentou de 1,80% para 2,14%.

Via de regra, a idade limite para a contratação de empréstimo salário para segurados do INSS é de 80 anos.

O empréstimo de salário tem a opção de ter as parcelas descontadas diretamente no cheque, folha de pagamento ou benefício do INSS. Dessa forma, parte da receita fica empatada antes mesmo que o dinheiro chegue à conta do contratante.

A maioria dos pedidos de empréstimo salarial são funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Como contratar?

Para alugar o empréstimo salarial, você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios, a saber:

RG;

CPF;

Comprovante de residência atualizado;

Comprovante de renda recente.

Caso a pessoa queira bloquear a tomada de crédito, ela precisa acessar o site Meu INSS, clicar na opção Crédito: Bloquear/Desbloquear e seguir os comandos na plataforma .

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças