Home » Aposentados » INSS: prova de vida exigida novamente em 2022

INSS: prova de vida exigida novamente em 2022

3 de janeiro de 2022

Fique atento INSS prova de vida exigida novamente em 2022. Não deixe de fazer sua prova de vida no banco a onde recebe seu beneficio para não ser bloqueado seu pagamento.

Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que ser cuidadosos em 2022. Provas A vida voltou a ser obrigatória após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa devido à pandemia de Covid-19. O julgamento foi retomado em junho passado, mas foi suspenso novamente em outubro depois que o Congresso suspendeu o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que suspendia a prova de vida obrigatória em 2021.

Segundo o INSS Entre janeiro e abril cerca de 3,3 milhões de segurados para fornecer prova de vida até 2021. A partir de fevereiro as pensões e os pagamentos das pensões serão suspensos.

Calendário

cropped-prova-vida-2.jpg

Para evitar a aglomeração nas agências bancárias, a agência estabeleceu uma programação baseada no mês de nascimento. As datas são divididas da seguinte forma.

Prova de vida expirou de novembro de 2020 a junho de 2021

Prazo de recadastramento: janeiro

Prova de vida expirou em julho e agosto de 2021 Prazo para nova inscrição: fevereiro

Prova de vida expirou em setembro e outubro de 2021

Período de nova inscrição: março

Prova de vida expirou em novembro e dezembro de 2021

Período de recadastramento: abril

Funcionamento

O comprovante de vida do INSS deve ser mantido no banco pagador dos benefícios. O procedimento pode ser realizado em caixas eletrônicos por meio de biometria ou presencialmente em agências bancárias.

Algumas instituições financeiras oferecem o serviço via internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrados no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fornecer comprovante de vida por meio eletrônico no requerimento Meu INSS.

Idosos com mais de 80 anos ou pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar visita domiciliar. Nesse caso, o agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo app Meu INSS.

Etapas

A falha no registro não significa que o serviço seja revogado imediatamente. Antes disso, há duas etapas: bloquear e suspender o pagamento. Qualquer pessoa cujo desempenho seja suspenso em fevereiro entrará na fase de suspensão três meses depois. Se você ainda não atualizar os dados nesta segunda etapa, o serviço será cancelado.

Reativação

Os segurados com serviços bloqueados e suspensos podem retirá-los diretamente no banco. Em caso de cancelamento, o segurado deverá ligar para a central 135 e providenciar o atendimento para reativar o benefício.

Este procedimento também pode ser realizado através do aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e senha cadastrada, use uma lupa para procurar por Reactivar Benefício.

Funcionários públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistia política seguiram um plano de feedback diferente. Para essas categorias, o prazo para realização do Teste de Vida 2021 expirava em 31 de dezembro.

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças