Home » Pis/Pasep » PIS/PASEP 2022: abono pode ser sacado a partir deste mês fevereiro

PIS/PASEP 2022: abono pode ser sacado a partir deste mês fevereiro

1 de fevereiro de 2022

PIS/PASEP 2022: abono pode ser sacado a partir deste mês; Saiba como

A partir de 8 de fevereiro, serão divulgados os valores do PIS/PASEP ano-base 2020. Até agora, mais de 320 mil trabalhadores “esqueceram” o bônus salarial nos cofres dos bancos.

No total, mais de R$ 208 milhões foram liberados entre julho de 2020 e junho de 2021, mas os titulares não se mobilizaram, para recuperar os montantes. Porém, dentro de alguns dias estarão disponíveis novamente junto com a visão geral do PIS/PASEP para o ano-base 2020.

Para quem ainda não sabe, o calendário de pagamentos para funcionários da iniciativa privada é baseado no mês de nascimento do empregado. No caso de servidores públicos, é levado em consideração o número de inscrição final, que forma um cronograma de pagamento à parte.

Tanto o valor “esquecido” do PIS/PASEP 2022 quanto o valor atual podem ser sacados em até cinco anos, sempre com o cronograma de pagamento vigente todos os anos. Ou seja, os trabalhadores que desejam resgatar o valor antigo e o valor atual devem ficar atentos, pois o saque só é liberado uma vez por ano.

  • Por lei, os direitos de PIS/PASEP são concedidos aos seguintes trabalhadores:
  • Possuir registro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • O salário médio mensal com carteira assinada no ano base é de até dois salários mínimos
  • No ano base considerado para o cálculo, foi exercida atividade lucrativa para a pessoa jurídica por pelo menos 30 dias, de forma contínua ou não;
  • Fazendo com que os empregadores informem corretamente seus dados no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Consultas sobre todas as informações sobre abono salarial podem ser feitas pelo aplicativo Caixa Trabalhador, cartão de emprego digital ou pelo telefone 158.

Cartão de cidadão com senha cadastrada, o saque do PIS/PASEP pode ser feito no terminal eletrônico da Caixa Econômica ou na casa lotérica.

Quem não tem a ferramenta pode obter benefícios através do atendimento direto da Caixa desde que apresente documento de identificação pessoal com foto. Ainda há a opção de receber o valor adequado sem sair de casa por meio de uma caderneta de poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem.

 

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças