PIS/PASEP 2022: abono pode ser sacado a partir deste mês; Saiba como
A partir de 8 de fevereiro, serão divulgados os valores do PIS/PASEP ano-base 2020. Até agora, mais de 320 mil trabalhadores “esqueceram” o bônus salarial nos cofres dos bancos.
No total, mais de R$ 208 milhões foram liberados entre julho de 2020 e junho de 2021, mas os titulares não se mobilizaram, para recuperar os montantes. Porém, dentro de alguns dias estarão disponíveis novamente junto com a visão geral do PIS/PASEP para o ano-base 2020.
Para quem ainda não sabe, o calendário de pagamentos para funcionários da iniciativa privada é baseado no mês de nascimento do empregado. No caso de servidores públicos, é levado em consideração o número de inscrição final, que forma um cronograma de pagamento à parte.
Tanto o valor “esquecido” do PIS/PASEP 2022 quanto o valor atual podem ser sacados em até cinco anos, sempre com o cronograma de pagamento vigente todos os anos. Ou seja, os trabalhadores que desejam resgatar o valor antigo e o valor atual devem ficar atentos, pois o saque só é liberado uma vez por ano.
Consultas sobre todas as informações sobre abono salarial podem ser feitas pelo aplicativo Caixa Trabalhador, cartão de emprego digital ou pelo telefone 158.
Cartão de cidadão com senha cadastrada, o saque do PIS/PASEP pode ser feito no terminal eletrônico da Caixa Econômica ou na casa lotérica.
Quem não tem a ferramenta pode obter benefícios através do atendimento direto da Caixa desde que apresente documento de identificação pessoal com foto. Ainda há a opção de receber o valor adequado sem sair de casa por meio de uma caderneta de poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem.