Home » Aposentados » Propostas salariais 2023 publicadas

Propostas salariais 2023 publicadas

31 de maio de 2022

INSS: Propostas salariais 2023 publicadas; cheque para reequilíbrio

O INSS é um dos órgãos do governo federal, e alguns de seus empregos estão diretamente relacionados ao reajuste do salário. A atualização visa evitar danos aos pensionistas, aposentados ou aos demais beneficiários.

Nesse sentido, o governo federal tem atuado na legislação, o que significa que a PLDO foi enviada ao Congresso para análise.

O salário mínimo que o texto propõe implementar em 2023 é uma atualização da inflação medida pelo INPC. Com base no atual resultado nacional, as margens devem ser revisadas em 8,1%.

Novo valor do salário INSS

Conforme mencionado anteriormente, o PLDO foi submetido ao Congresso e prevê um aumento de 8,1% no salário mínimo em 2023 com base nas médias atuais de inflação.

Ou seja, a previsão atual é de que os atuais 1.212 reais possam subir para 1.310 reais. Nesse sentido, é importante afirmar que o INSS não tem competência para conceder benefícios indenizatórios.

Quais benefícios do INSS irão reajustar seus salários?

Conforme mencionado anteriormente, todos os salários pagos pelo INSS estão sujeitos a reajuste do salário mínimo. Isso significa que se a proposta do PLDO for confirmada, o valor pago por esses benefícios será alterado:

  • aposentadoria especial;
  • Aposentadoria na idade;
  • aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria no tempo de contribuição;
  • assistência a acidentes;
  • auxílio-doença;
  • Assistência de abrigo;
  • benefício por morte;
  • pagamento da licença maternidade;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quando entrará em vigor o novo salário do INSS?

Como de costume, o novo resultado do INSS deve começar a ser pago no final de janeiro, que ainda é um resultado de 2022, considerando que os primeiros pagamentos de janeiro estão atrelados à tabela de transferências de dezembro.

Portanto, os valores ajustados só serão emitidos entre o final de janeiro e fevereiro, quando os pagamentos se referirem ao primeiro mês de 2023. No entanto, é importante destacar que o INPC, que mede a inflação no país, pode sofrer alterações até o final do ano.

13º salário INSS

Embora não haja definição do novo mínimo nacional para 2023, o INSS continua pagando mensalmente o segurado. O INSS organiza os pagamentos por meio de dois modelos de calendário.

Uma atende os segurados que recebem até um salário e a outra inclui aposentados, pensionistas e beneficiários, amparados por um valor entre o salário mínimo nacional e o salário máximo autoritário.

Atualmente, o INSS também paga a segunda parcela da 13ª parcela para aposentados e pensionistas. Atualmente, o segurado que recebem tem direito ao salário mínimo. Os beneficiários que têm direito a um valor igual ao teto do INSS também receberão 1º de junho.

Segunda parcela para quem ganha o salário mínimo

A segunda parte é para quem recebe o teto do INSS

Sobre Autor

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças