Home » Cartão De Crédito » Saiba como evitar fraudes com cartão de crédito

Saiba como evitar fraudes com cartão de crédito

6 de outubro de 2021

Como evitar fraudes com cartão de crédito

É mais fácil fazer compras com um cartão de crédito, mas é preciso ter cuidado para evitar fraudes. Reunimos algumas dicas.

Naturalmente, o cartão de crédito tem proporcionado a muitas pessoas muita conveniência, praticidade e até mesmo economia. Por outro lado, com essa facilidade toda e com essa popularidade, os golpes de cartão de crédito se tornaram algo bem comum.

Roubo e clonagem são as principais preocupações dos titulares de cartões de crédito. Embora carregar um cartão seja mais seguro do que carregar dinheiro, há algumas precauções importantes a serem tomadas para prevenção. Saiba como evitar problemas com cada forma de pagamento: Internet, telefone e caixas eletrônicos.

A seguir, reunimos algumas dicas para ajudá-lo.

Fraude com cartão de crédito

Para evitar fraudes, é melhor monitorar sua conta de cartão de crédito o tempo todo e manter o controle de suas finanças. Desta forma, você pode identificar rapidamente quaisquer movimentos suspeitos e tomar as medidas necessárias. Dê uma olhada em nossas dicas de prevenção à fraude:

  1. Como evitar fraudes on-line

A fraude também ocorre no mundo virtual, mas você pode evitá-la tomando algumas precauções básicas. Ao escolher o site para efetuar suas compras, confira se o mesmo se trata de um site seguro, pois você não vai entregar seus dados a pessoas não confiáveis não é verdade? Há navegadores que lhe dizem quais sites são seguros e quais não são, geralmente com um cadeado ao lado do endereço informando seu grau de confiança.

Para evitar fraudes on-line, um dos passos mais importantes é desconfiar de qualquer e-mail que alegue ser de uma empresa de cartão de crédito ou banco (onde normalmente você nem sequer tem uma conta). Nunca clique nos links desses e-mails ou qualquer link que você não conheça para visualizar sua conta ou outras informações.

Sempre acesse o site oficial da empresa ou do seu banco para confirmação sem clicar em nenhum link. A bandeira nunca pede informações pessoais ou recadastramento via e-mail. Links falsos também podem conter mensagens sensacionalistas sobre celebridades, acidentes ou campanhas, tudo isso visando roubar seus dados.

Também é importante que você sempre faça compras de um computador pessoal e não de um computador público. Portanto, não faça login no banco on-line em computadores públicos, por exemplo, em cibercafés ou até mesmo no computador da empresa. Facilmente os ADM’s do sistema podem ter suas informações acessando os computadores da rede, incluindo senhas, números e datas do seu cartão de crédito ou até mesmo da sua conta online.

No seu computador pessoal, fique de olho no site acessado, veja se tem o cadeado de segurança, ou no final da pagina ou ao lado do endereço(link) para garantir que se trata de um site seguro, verifique também no endereço do site se ele possui o código “https” antes do “www” e não apenas “http” (acrônimo para HyperText Transfer Protocol Secure). Usar sempre um sistema operacional genuíno e ter um software antivírus atualizado: estas são formas básicas e eficazes de prevenir fraudes.

Como evitar fraudes telefônicas

Nunca confie em ligações telefônicas oferecendo prêmios e concursos e pedindo informações pessoais. Além disso, nunca ligue para seu banco de um telefone celular desconhecido. Você só pode digitar sua senha de cartão de crédito pelo telefone se você tiver feito a ligação. Os provedores de cartões geralmente não pedem informações pessoais, senhas ou um novo registro por telefone.

Medidas de segurança nos caixas eletrônicos

Nesse caso é muito importante que nunca aceite ajuda de pessoas que não conhece para fazer essas transações, lembre-se golpistas agem de má fé e se aproveitam de pessoas ingênuas. Tenha cuidado com os funcionários do banco que não têm crachá e nunca lhes diga sua senha. Ao digitar sua senha, certifique-se de que ninguém olhe para ela ou a veja em seus dedos.

Se o cartão estiver no dispositivo, não digite novamente a senha. Ao cancelar uma transação, notificar imediatamente o banco ou emissor do cartão ligando para o número de telefone indicado na caixa. Se seu dispositivo lhe disser que não está funcionando, nunca insira o cartão ou senhas.

Ao tomar estas precauções, você reduz o risco de ficar atolado em labirintos burocráticos e procedimentos intermináveis para resolver algo que não é necessariamente culpa sua. Com um pouco mais de atenção, você pode ganhar tempo e disponibilidade constante de seus recursos, sem correr risco ou cair em golpes.

Proteja suas senhas

Nunca carregue suas senhas escritas em papel ou em seu telefone celular. Se sua carteira ou telefone celular for roubado, por exemplo, sua senha será facilmente acessível e outra pessoa poderá usar seu cartão sem problemas. Naturalmente, também é importante que você nunca forneça sua senha a ninguém, seja quem for, mesmo que você tenha confiança em tal pessoa, todo cuidado é pouco.

Dica de segurança adicional

Outro fator importante é a escolha de métodos de pagamento seguros, como o uso de um cartão chip ou a compra via celular, que agora estão difundidos e dificultam as fraudes.

Outra dica para evitar fraudes é ter cuidado ao entrar em um banco ou fazer transações em um caixa eletrônico, para ter certeza de que ninguém esteja de olho em você. Nunca aceitar ajuda de terceiros, especialmente de estranhos sem identificação de funcionário do banco. Além disso, tenha cuidado ao encontrar ou cumprimentar pessoas na rua, pois há criminosos que usam a tática para tentar derrubar seu cartão de crédito no chão e roubá-lo ou até mesmo tirar do seu bolso sem que perceba.

Mas mesmo que você tenha tomado todas as precauções possíveis, você ainda foi vítima de fraude? Aqui está o que fazer:

Bloqueie seu cartão, é importante ter à mão o número comercial de sua empresa de cartão de crédito (Visa, MasterCard, American Express, etc.), pois se seu cartão for roubado, a primeira coisa a fazer é bloqueá-lo por telefone. Ligue imediatamente para o operador do cartão e seu banco para denunciar a fraude e bloquear o cartão. Isto impedirá que os criminosos continuem a usá-la mesmo que tenha todos os dados e senhas.

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças