Home » Noticias » Saiba como funciona novo RG

Saiba como funciona novo RG

3 de março de 2022

Com efeito imediato, os cidadãos brasileiros terão um novo tipo de carteira de identidade “RG”. De acordo com o governo brasileiro, o objetivo da mudança é unificar os cadastros de todas as unidades federativas atreves do registro via (CPF). Por isso, o documento trará uma identidade única para todo o país por meio do CPF e estará disponível na internet assim que for recebido.

Com o novo arquivo, o número será único coisa para certifica autentificarão ser verificada via QR code, mesmo offline. Agora o CPF vai passar ser mandachuva da vida das pessoas. O prazo para que os órgãos de acreditação possam emitir novos documentos é março do ano que vem.

Atualmente, as pessoas obtêm suas identidades em uma unidade federal com um número. Porém, por exemplo no caso de perdidos e solicitados em outros estados, a numeração é diferente. Na prática, existem atualmente 27 números de identificação disponíveis no Brasil.

A medida estipula que isso não acontecerá mais, ou seja, cada cidadão terá apenas um documento será sua identificação, independentemente da nova solicitação feita em outro estado.

Além disso, o novo documento pode ser considerado muito importante documento de viagem, pois entrará nos padrões internacionais. O documento terá um código Machine Readable Zone (MRZ), o mesmo que o código do passaporte, e será legível pelo aparelho.

No entanto, o Governo Federal informou que RGs só podem ser considerados para paises vizinhos e para viagens internacional e que essa alteração é apenas para ficar simples deixar ainda bem mais protegido todos os dados. Então, um passaporte ainda é necessário.

O governo federal disse à mudança que a mudança “simplificaria a vida dos cidadãos” e “pararia a fraude”. Os administradores dizem que o documento é mais seguro porque permite a verificação de autenticidade com um código QR.

Como obter um novo RG?

O governo federal informa a cada estado e distrito federal que a secretaria de segurança pública será responsável por a segura o nova carteira o RG. Tendo inicio para ter novo documento e organismos de acreditação se adaptem ao novo padrão (e comecem a fornecer documentação) é 3 de março de 2023. A distribuição deve ser gratuita.

Para obter o novo status, os candidatos devem apresentar certidoes de nascimento ou casamento. Além do formato digital, o documento será emitido novo sistema de segurança ou cartões de policarbonato (plástico).

Mas não há motivo para preocupação ou pressa em emitir um novo RG, pois o atual RG permanecerá valido por 10 amos pessoas com menos de 60 anos sob as regras estabelecidas pelo governo federal. Pessoas acima dos 60 anos, o RG antigo ainda será valido “por tempo indeterminado”.

Vale ressaltar carteira de identidade não substituirá qualquer outro documento que pessoa já possui, afirma o governo federal, apenas a própria identidade atual. Por exemplo, uma Carteira

Nacional de Habilitação (CNH) ainda é necessária, pois serve a um propósito diferente. Embora o novo RG tenha potencial para ser importante para quem vai viajar, o passaporte ainda é tão necessário quanto antes, pois ainda não há grandes regulamentações a respeito.

 

Sobre Autor

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças