13º salário 2021 está chegando! Qual o prazo de recebimento e como é calculado o valor?
Os trabalhadores com carteira assinada receberão o adiantamento da primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro. A segunda parcela não será repassada até o dia 20 de dezembro.
Na primeira parcela, o funcionário recebe metade do salário que lhe é devido. Os funcionários que já solicitaram o adiantamento de férias no dia 13 não receberão a primeira parcela daquele mês, afinal, eles já a receberam, então a segunda parcela apenas em dezembro.
É o empregador que decide se o pagamento é parcelado ou parcelado. No caso de pagamento único, o pagamento deve ser feito até 30 de novembro.
Valor do 13º salário 2021
O valor pago é proporcional ao número de meses trabalhados e ao salário pago no ano.
Para calcular o 13º salário, é necessário dividir o valor do salário por 12 (número total de meses do ano), encontrando assim o valor que corresponde a um mês de trabalho.
Feito isso, basta multiplicar o valor obtido pelos meses trabalhados durante o ano.
Quem vai receber?
São trabalhadores com direito ao 13º salário todos os trabalhadores dos setores público e privado, urbano ou rural, autônomo e domiciliar, além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste último caso, receberam ambas as parcelas em maio e junho.
Qualquer funcionário que tenha trabalhado 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido despedido por justa causa tem direito a um bônus.
Funcionários que trabalharam menos de um ano têm direito a um bônus pro-rata 13 meses que trabalharam mais de 15 dias.
Quem trabalhou de 1º de janeiro a 14 de março tem direito a 2/12 do 13º proporcional, desde que a fração do mês de março não seja igual ou superior a. foi de 15 dias.
Os empregados cuja jornada de trabalho tenha sido reduzida devem receber o 13º ano integral, com base na remuneração do mês de dezembro, sem influência de reduções temporárias de jornada de trabalho e salários.
No caso de contratos suspensos, o tempo em que o trabalhador não trabalhou não é contabilizado no cálculo do dia 13, a menos que tenha trabalhado mais de 15 dias por mês nos primeiros 15 dias de férias. Depois disso, o INSS é o responsável pelo pagamento.
As empregadas em licença maternidade também recebem o 13º salário 2021. Desta forma, o empregador paga o pagamento total e / ou parcial (se aceito durante o ano) do 13º salário.
Os trabalhadores temporários têm direito a um 13º salário, que corresponde ao número de meses trabalhados. Trabalhadores domésticos também recebem o 13º.