Home » Empréstimos » Você tem FGTS? Conheça empréstimo aniversario do FGTS

Você tem FGTS? Conheça empréstimo aniversario do FGTS

26 de outubro de 2021

Você ouviu e sabe como funciona o saque de aniversário do FGTS? É um dinheiro extra que pode chegar em um bom momento.

Trata-se de uma espécie de recolhimento do Fundo Garantidor para quem tem crédito no FGTS, ou seja, quem trabalha com carteira de trabalho assinada. Entrou em vigor em 2020.

aniversário do FGTS

Dicas de como fazer aniversário do FGTS

Esta alternativa não anula as demais opções de saque do FGTS e é opcional. Mesmo se você optar pelo pagamento de aniversário, mas quiser alterar a opção, poderá fazê-lo após 2 anos.

Por fim, quem optar pelo pagamento de aniversário ainda pode utilizar o dinheiro do fundo de garantia em algumas das situações previstas na lei, como por exemplo, casa própria.
Os trabalhadores em busca de renda no período de pandemia contam com até três parcelas do Fundo de Garantia do Serviço Continuado (FGTS). O processo funciona como um empréstimo, com taxas de juros aplicadas.

O Aniversário de Saída do Fundo de Garantia é a modalidade criada pelo governo para quem deseja sacar parte do valor que possui na conta do Fundo de Garantia a cada ano no mês do aniversário.

Essa possibilidade é diferente de outros tipos de saque do FGTS, como Pagamento de Aniversário, é uma boa opção para quem quer ter mais dinheiro no bolso no mesmo mês do aniversário de cada ano.

É assim que funciona o empréstimo com desconto de aniversário do FGTS

Os funcionários podem usar o empréstimo para resgatar valores de até três anos que seriam pagos com o desconto de aniversário do FGTS em agência do instituto.

Por se tratar de um empréstimo, algumas condições devem ser esclarecidas ao parceiro contratual:

Sobretaxa de juros mensais de: 0,99%;

Juros acumulados por ano: 12,54%;

valor mínimo do empréstimo: R $ 2 mil;

antecipação: até 3 anos de benefício.

Embora o valor do fundo seja do funcionário, a antecipação gera juros, pois ignora o calendário atual de saques de aniversário. É o mesmo procedimento que, por exemplo, com a antecipação do reembolso do IRPF.

A grande vantagem de aderir ao empréstimo é que em vez de, por exemplo, uma parte de R $ 2,5 mil por ano com a modalidade saque de aniversário, a pessoa recebe em média R $ 7,5 mil por vez. Apenas com um pedido de juros.

Como fazer o empréstimo

Aceda à Aplicação Caixa ou Internet Banking;

Clique na opção Linha de Crédito e selecione Antecipação FGTS;

Digite os termos que deseja, quantas parcelas e Valores deseja adiantar;

Faça a simulação;

Após revisar, clique em Contrato;

Adicione a assinatura eletrônica;

Salve o recibo.

Retirada de saque  aniversário

A retirada de aniversário é um tipo de retirada em que os trabalhadores retiram uma parte do dinheiro que está no fundo anualmente são demitidos.

O que resta é a multa de rescisão de 40% sobre todos os valores pagos pelo último empregador para os casos de rescisão injustificada.

O funcionário só pode sacar uma porcentagem de seu dinheiro com base em seu saldo.

O dinheiro fica disponível por um período de 3 meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do funcionário.

Se você optar pelo desconto de aniversário e depois não quiser mais a modalidade, é necessário aguardar 24 meses para poder voltar para outra modalidade.

Quem continuar no modelo tradicional, o chamado saque saque, pode ter o direito de sacar todo o saldo em caso de rescisão e não precisa fazer nada.

Cumprimento do desistência ao FGTS – Aniversário
trabalhadores que desejam aderir pelo aplicativo FGTS ou pelo site. No aplicativo Meu FGTS, é necessário acessar a aba Cash-Aniversário.

Depois disso, você precisa ler e aceitar os termos e condições e clicar em Aderir ao pagamento de aniversário.
Como é o calendário de pagamentos? -Aniversário?
O FGTS estabeleceu um calendário para todos os trabalhadores que podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia caso tenham optado pelo saque de aniversário. Caso o dinheiro não seja sacado dentro do prazo, ele será devolvido à sua conta do FGTS.

O calendário para 2021 tem esta aparência:

aniversário do FGTS

Saque aniversário do FGTS

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Renda e Dinheiro – Tudo Sobre Finanças