Publicidade

Publicidade

Um dos maiores bancos do Brasil, a Caixa Econômica Federal é um banco estatal que desde sua fundação desempenha um papel importantíssimo no nosso país, sendo um dos principais fornecedores de recursos financeiros do governo federal, bem como o mantenedor de diversos programas sociais como o FIES e o Minha Casa, Minha Vida.

E um dos serviços financeiros oferecidos pelo banco é o empréstimo pessoal. Você já ouviu falar da modalidade?

Aqui neste artigo você encontrará tudo que precisa saber sobre o empréstimo pessoal da Caixa, com detalhes, como simulação, outros tipos de empréstimos disponíveis, as opções para o empréstimo pessoal, documentos necessários e contatos com o banco para tirar dúvidas quanto ao empréstimo e tudo mais que precisa.

Advertisements
Advertisements

Portanto, leia até o final prepare-se para solicitar o seu.

Benefícios

  • Flexibilidade de pagamento: o cliente CAIXA poderá parcelar o pagamento do empréstimo em até 60 vezes. Mas normalmente o limite é de até 48 vezes, o que também não é ruim
  • Variedade: a Caixa Econômica Federal oferece 4 opções de empréstimo pessoal para o contratante escolher conforme suas necessidades: Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado (parcelável de 1 a 48 meses), Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado parcelável de 4 a 36 meses), Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado (1 a 48 meses de parcelas) e Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado (4 a 36 meses de parcelas). Estes últimos são para aqueles que recebem seu salário ou benefício em uma conta Caixa
  • Clientela VIP: a CAIXA oferece condições especiais para aqueles que já são correntistas do banco
  • Não dói no bolso: o crédito pessoal da CAIXA possui uma taxa de juros razoável

As diferentes categorias do empréstimo diferem-se pela forma de aplicação das taxas de juros. Taxas de juros pré-fixadas dizem respeito a uma taxa de juros fixa, que será a mesma do começo ao fim do contrato, e essa taxa é medida de acordo com a taxa de empréstimo pessoal em vigor no momento da assinatura do contrato. A mesma não irá variar ao longo da vigência do contrato do empréstimo.

Já as taxas pós-fixadas podem e irão variar de acordo com a inflação e outros índices econômicos do Brasil ao longo da vigência do contrato. Saber destes dois conceitos irão te ajudar a definir qual será o melhor acordo para a sua condição no momento do contrato.

Advertisements
Advertisements

Desta forma, dependendo de como estiver a situação econômica do Brasil, é sempre bom o contratante do crédito ter uma noção do que está acontecendo política e economicamente para não sair prejudicado ao escolher uma opção que não será vantajosa para si naquele momento do contrato.

Como realizar a simulação do empréstimo?

Infelizmente, o empréstimo pessoal CAIXA não pode ser solicitado através do site do banco ou de seu aplicativo de mobile banking, bem como outros empréstimos de caráter pessoal comum. Todos aqueles que desejarem um empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal deverão se encaminhar até a agência CAIXA mais próxima (ou, preferencialmente, à agência onde você tiver aberto sua conta).

A simulação é feita junto a um gerente bancário através do sistema do banco para a aplicação das taxas de forma personalizada para que o cliente possa compreender melhor sobre as taxas.

Para outros tipos de empréstimo, porém, a CAIXA oferece simulação em outras categorias como empréstimo pessoal para investidor e empréstimo consignado.

TOQUE AQUI E ACESSE A PÁGIA OFICIAL DO EMPRÉSTIMO PESSOAL CAIXA

Como contratar?

A avaliação da solicitação do empréstimo pessoal é feita através de análise de crédito. Por este motivo, pessoas que estiverem com seu nome negativado no sistema de proteção ao crédito acabarão por ter sua solicitação negada. Mas, se não for este o seu caso, pode ser que você consiga seu empréstimo de forma bastante rápida.

Felizmente, para aqueles que não estiverem com seu nome negativado, são poucas as “papeladas” que a CAIXA irá pedir para analisar o pedido de empréstimo. Os documentos exigidos para a análise cadastral para este tipo de empréstimo são:

  • CPF
  • Carteira de Identidade/RG
  • Comprovantes de renda e de residência

Apesar de não oferecer empréstimo pessoal para aqueles que têm nome negativado, a CAIXA hoje em dia oferece condições especiais através do programa Desenrola, a fim de facilitar as dívidas dos brasileiros e, então, deixar que os mesmos limpem seus nomes e desbloqueiem suas linhas de crédito.

O aplicativo de mobile banking da CAIXA não oferece essa categoria específica de empréstimo, porém, existem outras opções passíveis de contratação online através do app.

Pontos positivos e negativos

Dentre os benefícios do empréstimo pessoal CAIXA, os maiores destaques são, certamente, a variedade de opções que o cliente terá para a aplicação das taxas e, é claro, as taxas de empréstimo pessoal também são razoáveis, uma das melhores do mercado brasileiro de crédito hoje em dia. Além disso, a quantidade de parcelas também é boa, pois o cliente pode optar entre pagar tudo numa única parcela ou em até 48 parcelas, de acordo com suas condições e preferências.

Contudo, mesmo que os benefícios possam parecer realmente bons, há ainda algumas coisas questionáveis neste empréstimo. Ainda que a taxa de juros seja razoável, ela ainda não é a menor disponível no mercado de crédito do Brasil. Além disso, não poder ser solicitado por negativados limita a quantidade de pessoas que podem ser beneficiadas com este empréstimo e, por fim, o principal problema do empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal é o fato de não poder ser solicitado online, exigindo que o solicitante se desloque até uma agência, enquanto outros bancos oferecem a opção de solicitar online.

Quem pode pegar o empréstimo pessoal CAIXA?

O crédito pessoal da Caixa Econômica Federal é direcionado para pessoas físicas, incluindo investidores. O banco não especifica em sua página quanto a profissionais autônomos, e pessoas com o nome negativado não podem contratar crédito pessoal junto à CAIXA.

Quais são as modalidades de empréstimo que a CAIXA oferece?

Os serviços de crédito pessoal estão disponíveis para todos aqueles que portarem CPF, ou seja, para as pessoas físicas. Para estes, a CAIXA oferece serviços de empréstimo consignado, empréstimo sob penhor, empréstimo com garantia de bens, crédito pré-aprovado e antecipação de valores a receber.

Taxas e comissões

Sabe-se apenas que a taxa da CAIXA é de 4,96% para empréstimos pessoais. Em questão de juros, isso dependeria somente da opção de categoria do empréstimo pessoal, afinal algumas são de juros pré-fixados e outras são pós-fixadas. Isso irá interferir no preço das parcelas do empréstimo, então é bom avaliar bem cada opção.

Aplicativo

A Caixa Econômica Federal tem uma imensa gama de aplicativos. Alguns são para internet banking, outros são mais feitos para facilitar o gerenciamento de benefícios sociais. Veja a lista:

Para fazer o download você pode buscar pelos apps na Play Store do Google ou no App Store da Apple.

APERTE AQUI E BAIXE O APP CAIXA PARA IOS

APERTE AQUI E BAIXE O APP CAIXA PARA ANDROID

Canais de atendimento ao consumidor

Em relação aos empréstimos, o Banco Safra possui dois números de contato:

  • SAC: 0800 726 0101
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

Para renegociação de dívidas, é possível fazer isso através do canal WhatsApp:

  • 0800 104 0 104