Publicidade

Publicidade

Ser um profissional autônomo hoje em dia é uma das formas de obter renda e lucro mais difíceis do mundo, e um dos principais desafios é garantir estabilidade financeira com um trabalho que nem sempre garantirá lucro. Para muitos profissionais independentes, conseguir empréstimos pode ser uma boa saída para impulsionar seus empreendimentos ou enfrentar desafios temporários como um mês com baixa de vendas.

Os trabalhadores autônomos muitas vezes enfrentam dificuldades para obter empréstimos tradicionais devido à falta de garantias como veículo ou imóvel que não seja tido como o lar da família. No entanto, o mercado financeiro evoluiu para atender às necessidades específicas dessas pessoas, oferecendo soluções para atender a volatilidade de suas receitas.

Neste artigo, serão apresentadas as linhas de crédito que estão disponíveis para autônomos, quais as vantagens das mesmas, requisitos e documentações para solicitar e como solicitar uma linha de crédito para autônomo.

Advertisements
Advertisements

Quais são as principais linhas de crédito para autônomo

Instituições financeiras modernas reconhecem a importância dos autônomos na economia e, portanto, desenvolveram linhas de crédito específicas para atender a esse grupo. Essas linhas de crédito consideram a sazonalidade dos negócios autônomos, oferecendo flexibilidade nos pagamentos e taxas melhores.

Para autônomos, cuja renda pode ser menos previsível do que a de trabalhadores assalariados, alguns bancos e empresas de crédito estão adotando métodos de avaliação de crédito mais flexíveis. Agora confira uma lista das principais linhas de crédito que estão disponíveis para os trabalhadores autônomos:

  • Empréstimo com garantia de bens: uma das modalidades de crédito que têm as menores taxas de juros do mercado. Aqui, o autônomo irá oferecer um veículo ou imóvel como garantia de pagamento do empréstimo à instituição financeira e é justamente isso que irá baratear as taxas. E como, por este fato, os riscos de inadimplência se tornam menores, dificilmente chegará ao ponto do banco ou empresa de crédito tomar o bem realmente.
  • Financiamentos: o financiamento é uma linha de crédito que visa um objetivo específico e não é um dinheiro que ficará ali apenas disponível para o autônomo usar como bem entender. Normalmente, é voltado para a aquisição de um carro, moto, imóvel ou algum tipo de equipamento que venha de algum modo a auxiliar nos negócios.
  • Empréstimo pessoal: alguns bancos não vão perguntar a razão pela qual uma pessoa está solicitando um empréstimo pessoal, então é uma modalidade relativamente fácil de conseguir, especialmente se o autônomo tem um bom histórico financeiro. Mas é preciso ficar atento, os empréstimos pessoais têm uma alta taxa de juros.

Ainda, os bancos também muitas vezes oferecem boas plataformas de educação financeira e de aconselhamentos sobre investimentos voltados para essas pessoas, de forma que não apenas aprendam mais sobre os detalhes dos tipos de crédito que podem solicitar, mas também como aplicar esse dinheiro em seus negócios da melhor maneira possível para não terem adquirido uma dívida “à toa”.

Advertisements
Advertisements

A principal questão que leva os bancos a não aprovarem determinados créditos para os autônomos é o lucro incerto. Num mês, o autônomo pode ter um excelente rendimento, e no outro, pode ser que tenha pouco ou nenhum rendimento, e para determinados empréstimos isso não é atraente. Por exemplo, para o empréstimo consignado, um autônomo fica impossibilitado de solicitar, uma vez que esse tipo de empréstimo é descontado direto no contracheque de salário ou na pensão de INSS.

Existe também a possibilidade do autônomo solicitar um saldo de crédito maior em seu cartão de crédito ou, então, utilizar o cheque especial, mas o cheque especial tem juros realmente altos, então deve ser utilizado em último caso, apenas. Por exemplo, para cobrir alguma perda ou dano em seu negócio que seu saldo comum não conseguirá cobrir.

Melhores bancos para empréstimo para autônomo

Agora confira uma lista de bancos com os melhores empréstimos para autônomos:

Requisitos e documentos de um empréstimo para autônomo

Empréstimos para trabalhadores autônomos não exigem muitos documentos. Na realidade, as instituições financeiras pedem apenas um básico necessário:

  • RG (ou CNH, OAB, CRM, etc. desde que tenha foto) e CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Comprovação de renda: extrato bancário, declaração de IR, etc.

Os principais requisitos para aprovação de uma boa linha de crédito para autônomos são simples: bom histórico financeiro, um bom score no SPC/Serasa e oferecer alguma garantia ao empréstimo. Mas vale lembrar que estes documentos e requisitos, ainda assim, podem não ser uma garantia de que seu empréstimo será aceito. Depende ainda da quantia solicitada e da quantidade de parcelas que o autônomo deseja aplicar ao empréstimo.

Se o autônomo puder inclusive solicitar uma linha de crédito junto ao banco onde ele já tenha uma conta e já esteja com uma boa relação, isso também será um fator que facilitará a concessão da linha de crédito, de modo que será mais fácil do banco ter acesso ao extrato bancário daquele cliente e terá 100% de ideia sobre seus rendimentos mensais.

Criar uma nova conta bancária em um novo banco poderá tornar a solicitação um pouco mais improvável de ser aprovada, afinal, alguns bancos sequer liberam determinadas linhas de crédito para clientes com menos de 30 dias de conta.

Como solicitar empréstimo para autônomo

Essa resposta, na verdade, é simples e, ao mesmo tempo, elaborada: depende. Na realidade, depende do tipo de empréstimo e do banco no qual o autônomo irá pedir, porém, com a digitalização dos bancos, geralmente não é necessário que o tomador do empréstimo saia de casa para fazer a simulação e a solicitação. Com aplicativos e softwares de mobile e internet banking, é bem mais rápido e fácil de fazer a solicitação.

Em situações em que houver dúvidas, o cliente poderá usar o chat do banco ou fazer uma simples ligação telefônica. O chat pode ser acessado normalmente através do site, do aplicativo ou até mesmo via WhatsApp, hoje em dia as coisas são bem mais descomplicadas do que se possa parecer.

Para o autônomo que achar interessante, pode ser uma boa ideia adquirir um registro de CNPJ na modalidade de MEI. Existem hoje inúmeros incentivos para microempreendedores e, inclusive, os empréstimos para MEI são bem mais fáceis de adquirir do que para autônomos que não tenham um negócio registrado de alguma forma numa junta comercial, por exemplo.