Publicidade

Publicidade

O consórcio é uma forma de financiamento criada no Brasil. Esta permite que um grupo de pessoas se una para conseguir conquistar um imóvel, automóvel, eletrônicos ou até mesmo serviços.

Fazer parte de um consórcio proporciona diversas vantagens. No entanto, é necessário que antes de ingressar em um destes grupos o participante conheça as regras e saiba como esta forma de financiamento funciona.

Está curioso e quer saber se essa é a melhor forma de alcançar o seu sonho? Sendo assim, continue a leitura deste artigo e obtenha as principais informações sobre o consórcio.

Advertisements
Advertisements

O que é consórcio

O consórcio é uma forma de autofinanciamento. Em outras palavras, um meio coletivo de comprar um bem ou serviço de alto custo, permitindo que diversas pessoas interessadas no mesmo objetivo se ajudem.

Em um consórcio os participantes realizam pagamentos todos os meses. O dinheiro arrecadado é reunido em um fundo e, no período determinado no contrato, são feitos sorteios que permitem que o participante tenha acesso ao bem. Ao mesmo tempo, também é possível fazer lances para quitar as parcelas restantes.

Todo consórcio deve contar com uma administradora, essa irá controlar os pagamentos e realizar os sorteios e contemplações. Ao mesmo tempo, este modo de financiamento também possui fiscalização do Banco Central e é reconhecido pela lei.

Advertisements
Advertisements

Sendo assim, é possível afirmar que os consórcios são formas seguras de comprar um bem quando realizados com instituições financeiras de confiança.

Vários bancos renomados no Brasil disponibilizam diversos consórcios, como Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e muitos outros.

Como funciona o consórcio

O consórcio é composto por uma série de etapas. Por isso, criamos um guia completo para entender da melhor forma o processo até alcançar o imóvel, automóvel ou serviço que está sendo comprado.

Adesão ao plano

Em primeiro lugar, o participante deve procurar por uma administradora. Neste momento será necessário escolher o número de parcelas do consórcio, valor da carta de crédito e duração.

Em seguida, a pessoa receberá um número, esta é a forma de identificação que será usada em todo o processo.

Pagamento das parcelas

Todos os meses o participante deverá fazer o pagamento das parcelas do consórcio no valor definido em contrato. É necessário pagar os valores em dia para ter o direito de participar dos sorteios.

O dinheiro da parcela de todos os participantes forma o fundo que a administradora usa para contemplar com uma carta de crédito os participantes sorteados.

Assembleia

A assembleia de um consórcio são as reuniões mensais em que os membros se reúnem e os sorteios são feitos.

Ao mesmo tempo, este também pode ser o momento para fornecer atualizações aos participantes e receber lances.

Contemplação

A contemplação ocorre quando um participante tem acesso ao bem que deseja comprar. Sendo assim, em um consórcio a contemplação pode ocorrer de dois modos: por meio de um sorteio ou de um lance.

Aquisição de bem

Após o participante ser contemplado e receber uma carta de crédito, este pode finalmente comprar o bem.

Caso tenha sido sorteada, a pessoa receberá o dinheiro e poderá fazer a compra do imóvel, automóvel ou serviço à vista. No entanto, é importante ressaltar que os pagamentos do consórcio devem continuar até as dívidas serem quitadas.

Sendo assim, o consórcio é uma forma de ter acesso mais rapidamente e sem pagar entrada a bens que exigiriam um pagamento maior de uma única vez em outras formas de financiamento.

Por fim, é importante ressaltar que o participante de um consórcio pode escolher comprar um bem de valor maior ou menor do que o recebido na carta de crédito. Nesse caso, se optar por um imóvel de valor maior, por exemplo, será possível financiar o restante usando o FGTS.

Principais tipos de consórcios.

Como dito anteriormente, um consórcio pode ajudar uma pessoa a adquirir diversos tipos de bens. Por exemplo, apartamentos, casas, veículos, etc.

Os tipos mais comuns de consórcio são os imobiliários e automotivos. No entanto, esse tipo de financiamento também pode ser usado para comprar eletrodomésticos, como geladeiras, por exemplo.

Por fim, existem também consórcios para viagens internacionais e outros tipos de serviços. Sendo assim, é possível escolher a melhor opção de acordo com os seus planos.

Vantagens e desvantagens.

Um dos principais pontos positivos do consórcio está no fato de não existir juros nesta forma de financiamento. Apesar de as parcelas terem um reajuste anual para acompanhar a inflação, os valores são mais vantajosos que um financiamento com juros.

Ao mesmo tempo, o consórcio também é vantajoso por ter a possibilidade de sorteio. Em outras palavras, é possível conseguir a posse do bem em um tempo mais curto.

Por fim, outro benefício é a garantia de que todos os participantes terão acesso ao bem se pagarem suas parcelas.

Por outro lado, dentre os pontos negativos podemos citar a possibilidade de demora no sorteio. Sendo assim, o participante pode ter o seu bem apenas depois de quitar todas as parcelas, em um prazo longo.

Quais são as taxas cobradas em um consórcio

Apesar de não possuir cobrança de juros, o consórcio ainda conta com uma série de outras taxas específicas. Confira quais são essas:

  • Fundo comum: este é composto pelo pagamento das parcelas de todos os participantes e usado para contemplar os sorteados ou quem dá o maior o lance;
  • Taxa de administração: taxa paga à administradora por essa organizar o consórcio, o valor estará disponível no contrato e deverá ser pago em todas as parcelas;
  • Fundo de reserva: fundo criado para garantir a quitação caso algum participante deixe de pagar suas parcelas, a porcentagem estará no contrato;
  • Seguro: proteção da administradora caso o participante perca o emprego, faleça ou ocorram outros problemas.

Qual a diferença entre consórcio e financiamento

A diferença entre essas duas formas de financiamento é bem simples. Em primeiro lugar, o consórcio não possui juros e, neste modelo, o participante tem acesso ao bem quando é sorteado, dá um lance ou quita o pagamento.

Por outro lado, o financiamento conta com juros anuais. No entanto, neste modelo o automóvel, imóvel ou outro tipo de bem é imediatamente disponibilizado para o comprador.

Sendo assim, cada uma destas maneiras de comprar um item possui suas vantagens e desvantagens. É necessário analisar a sua situação para escolher a melhor delas.

Como funciona o sorteio no consórcio

Todos os meses um dos participantes do consórcio é sorteado. Esta pessoa ganha uma carta de crédito em um valor combinado no contrato e deve usar este dinheiro para comprar o bem a que o consórcio se destina.

Mas atenção, o sorteio é apenas uma forma de adiantar o seu acesso ao bem. Sendo assim, ainda será necessário quitar as prestações restantes após o sorteio.

Como dar um lance em consórcio

O lance é outra forma de ser contemplado e ter acesso ao bem que o consórcio destina. Neste método, uma pessoa realiza um lance e faz uma proposta de adiantar as próximas prestações que ainda faltam.

Os administradores do consórcio escolhem os lances mais vantajosos. Portanto, fique atento aos detalhes no contrato.

Documentos necessários para fazer um consórcio

Para fazer um consórcio é necessário fornecer os seus documentos pessoais, como RG e CPF e também um comprovante de residência.

Por fim, não se esqueça de também consultar a administradora responsável. Em alguns casos podem ser exigidos mais documentos, como comprovantes de renda.

Cuidados ao escolher uma administradora

Antes de escolher uma administradora para o seu consórcio, é recomendável fazer uma busca em sites de reclamação e conferir a reputação desta. Sendo assim, acesse plataformas como o Reclame Aqui para saber se a empresa é confiável.

Ao mesmo tempo, verifique se o Banco Central atesta os serviços desta empresa, afinal, esta é a entidade responsável por regular os consórcios.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir as melhores dicas parar organizar suas finanças pessoas!