Publicidade

Publicidade

Em momentos de necessidade muitas pessoas pensam em recorrer a empréstimos com agiotas para conseguir dinheiro para pagar as suas contas. No entanto, essa prática pode acabar se tornando uma grande armadilha.

Conseguir dinheiro com agiotas representa um risco por diversos motivos. Na verdade, este tipo de empréstimo pode acabar custando mais caro do que um feito em instituições financeiras como bancos e empresas da área.

Sendo assim, se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer alternativas seguras para emprestar dinheiro, continue a leitura deste texto! Criamos um guia completo para te ajudar a entender mais sobre o assunto e não passar por nenhuma situação de risco na sua jornada em busca de um empréstimo.

Advertisements
Advertisements

O que é um agiota

Um agiota é um indivíduo que realiza empréstimos financeiros por conta própria. Em outras palavras, essa pessoa fornece dinheiro fora do mercado de crédito regulamentado e sem seguir as regras que são aplicadas a bancos, por exemplo.

Como um empréstimo com agiota não segue as leis brasileiras, esse não verifica o histórico financeiro de um cliente e não realiza análise de crédito. Por isso, muitas pessoas negativadas, com dívidias ou com empréstimos atrasados pensam que recorrer a agiotas é uma forma de obter dinheiro.

No entanto, o fato de um agiota não seguir as leis brasileiras também representa um grande risco! Isso significa que este indivíduo pode cobrar juros acima dos permitidos, usar prazos que prejudicam os clientes e até mesmo recorrer à violência.

Advertisements
Advertisements

Pegar dinheiro emprestado com agiota é crime?

O agiota comete crimes de acordo com duas diferentes leis brasileiras:

  • Art. 4º da Lei 1521/1051 – Crimes contra a economia popular
  • Art. 7º da Lei 7.492/86 – Contra o Sistema Financeiro Nacional

Estes dois artigos dizem respeito à proibição de cobrar juros acima do limite estabelecido pela lei e à proibição de oferecer empréstimos sem garantia ou autorização do órgão competente.

Por outro lado, a pessoa que faz um empréstimo com um agiota não é considerada criminosa. No entanto, vale a pena ressaltar que fazer este tipo de empréstimo é muito perigoso e pode colocar você e sua família em risco.

Os perigos de pedir empréstimo com agiota

Como dito antes neste texto, pegar um empréstimo com um agiota pode representar um grande risco para uma pessoa e seus familiares.

Em primeiro lugar, podemos citar um risco financeiro. Os agiotas costumam cobrar juros altos e abusivos, maiores do que aqueles permitidos pela lei. Sendo assim, ao obter um empréstimo deste tipo uma pessoa pode entrar em uma “bola de neve”, se endividando cada vez mais.

Ao mesmo tempo, os agiotas também podem representar um risco físico. Existem diversos casos de agressão e roubo quando um cliente não paga o empréstimo de um agiota em dia.

Sendo assim, é possível afirmar que recorrer a um agiota é desvantajoso em todos os sentidos quando comparado com um empréstimo em uma instituição tradicional.

Como o agiota costuma agir

Os agiotas agem fora da lei, ou seja, não respeitam as regras que foram criadas para proteger os clientes que contraem empréstimos. Sendo assim, esses indivíduos podem trazer diversos riscos e prejudicar a sua vida financeira e pessoal.

Criamos um guia para te ajudar a entender melhor a situação e comparar um empréstimo de agiota com um empréstimo tradicional. Por isso, continue a leitura se quiser saber mais.

Juros abusivos

A lei define que um empréstimo consignado, por exemplo, pode ter juros máximo de 1,76% ao mês. Por outro lado, a média dos juros de empréstimo pessoal foi de 7,99% ao mês no ano passado.

Por sua vez, os valores cobrados pelos agiotas ultrapassam esse teto. Em outras palavras, é muito mais barato obter empréstimo em qualquer banco tradicional do que com um agiota.

Roubo de bens

A Polícia já registrou agiotas que pegam bens de clientes como garantias de empréstimos. Sendo assim, existem casos de pessoas que perderam carros, eletrodomésticos e diversos outros itens ao não conseguirem arcar com os juros abusivos.

Ao mesmo tempo, existem também casos de chantagens por parte do agiota. Estes podem mentir dizendo que a pessoa não realizou pagamentos e, como não há fiscalização, a vítima pode receber ameaças e ser obrigada a pagar novamente os valores.

Método de cobrança com uso de violência

A violência física também é uma arma que os agiotas costumam recorrer. A Polícia já registrou casos em que estes realizam tortura com pessoas que estavam com o pagamento atrasado.

As ameaças e agressões também podem se estender para outros membros da família. Por exemplo, filhos, esposas e parentes próximos. Por isso, obter empréstimos com agiotas pode representar um risco não apenas para quem pegou o dinheiro.

Sem regras

Um empréstimo feito em um banco conta com taxas bem definidas, tempo de pagamento determinado e com um contrato que contém todas essas informações. Até mesmo os empréstimos feitos online possuem essa garantia.

Por outro lado, o empréstimo com agiota depende apenas da palavra desse indivíduo. Sendo assim, é possível que um agiota aumente os valores, diminua o prazo ou afirme que você não pagou a dívida. Sem a cobertura da lei e a presença de um contrato, é impossível provar sua inocência ou se defender de mentiras.

Afinal, empréstimo com agiota vale a pena?

Como já deve ter percebido, um empréstimo com o agiota pode trazer muitos riscos, além de ser mais caro do que um empréstimo comum. Sendo assim, não vale a pena contrair este tipo de dívida.

Alternativas para o empréstimo com agiota

No entanto, algumas pessoas podem estar desesperadas em busca de dinheiro e ter problemas para conseguir empréstimos, pois possuem um histórico ruim com instituições financeiras.

Mas não se preocupe, mesmo nesse caso, ainda existem alternativas mais seguras e dentro da lei. Ficou curioso? Então confira algumas das opções que você pode recorrer.

Empréstimo com garantia

Em primeiro lugar, citamos o empréstimo com garantia como uma alternativa para o empréstimo com agiota.

Nessa modalidade, o cliente fornece um de seus bens como garantia. Por exemplo, um carro, um imóvel ou um terreno.

O banco pode aceitar emprestar dinheiro mesmo se o seu histórico de crédito for manchado, afinal, o bem será dado como garantia de pagamento.

É importante ressaltar que nesse tipo de empréstimo o cliente não vende o bem. Esse apenas ficará como uma segurança para o banco emprestar o dinheiro.

Por fim, quando os pagamentos do empréstimo forem quitados, você poderá obter o item dado como garantia de volta.

Empréstimo consignado

Ao mesmo tempo, uma pessoa também pode recorrer ao empréstimo consignado como alternativa para o empréstimo com agiota.

Um empréstimo consignado pode oferecer um desconto das parcelas diretamente do salário do cliente. Sendo assim, o banco tem a garantia de que será pago todos os meses.

O empréstimo consignado é geralmente oferecido para aposentados e funcionários públicos. Em outras palavras, para pessoas que possuem uma renda mensal garantida.

Sendo assim, se você se encaixa neste perfil, é possível procurar por bancos que forneçam empréstimos nessa modalidade.